costarica-puravida-minkewink-pixabay

PURA VIDA, COSTA RICA

Novo Dicionário de Sensações Viajantes

Pura Vida – etimologia: do Esp. costarriquenho, pura vida.

Expressão “transgênero”, singular e plural.

1. Referente ou relativo ao puravidismo praticado, sentido e disseminado na Costa Rica.

2. Puravidice; puravidade; puravidecência.

3. Diz-se dos costarriquenhos donos de hotel em Playa Hermosa que, mal lhe conhecem, e já simpatizam e confiam a ponto de deixá-lo no hotel sozinho para irem dormir em casa com a família. Mas não sem antes dar-lhe todas as informações, puravidamente, incluindo dicas preciosas que só um “chico” poderia saber.

Parque Manuel Antônio – Costa Rica – Estante de Viagens

4. Qualidade puravidejante de um país que tem a maior biodiversidade por km2 de todo o planeta.

5. Ato ou efeito de puravidagem, como: sorrir ao ajudar; trabalhar com brilho no olhar; ou praticar qualquer outra atitude que demonstre entusiasmo, força e ânimo à existência.

6. Puravitalidade; puravibração; puravidalouquice.

7. Característica que engloba gentileza, prestatividade e simpatia, fazendo com que o dono do restaurante em San José – ao perceber que você e ele não têm dinheiro trocado – ligue para dois amigos, ofereça-se para ir ao banco com você e até peça ajuda a um motoqueiro que, finalmente, puravideiro, troca-lhe o dinheiro.

8. Sentimento de empatia com a puravida-alheia, inclusive dos outros países, a ponto de ter decretado a abolição de seu próprio exército desde 1948.

9. deprec.: puravidaria – desvirtuação da puravidura com propósitos financeiros, a exemplo do que é praticado em Jacó.

10. Essência puravidosa que anima o guia a prolongar o passeio de tubing pelo Rio Celeste, convidando-lhe para saltar de uma pedra e mergulhar nas águas turquesas do rio ao final, caso queira um pouco mais de adrenalina, mesmo que isso não estivesse no pacote.

cachoeira do Rio Celeste – Costa Rica – Estante de Viagens

 

11. interj.: Pura Vida! Saudação usada para cumprimentar alguém, chamar a atenção de uma pessoa, responder a um chamado, agradecer ou despedir-se.

12. Diz-se do desayuno tipicamente puravidaço, dos vulcões puravidíssimos, das florestas puravidecentes, das praias puravidantes, do café puravidestre, mas sobretudo, diz-se do astral puravidista dos “chicos” e “chicas” costarriquenhos.

café da manhã típico da Costa Rica – Estante de Viagens

 

Se gostou da história, confira as DICAS de viagem da Estante, comente e COMPARTILHE nas redes sociais. 

 

 

DICAS E COMENTÁRIOS DA ESTANTE:

Costa Rica

Localizada na América Central, entre o Panamá e a Nicarágua, a Costa Rica é banhada, tanto pelo Oceano Atlântico (mar do Caribe), quanto pelo Pacífico. E é possível chegar de um extremo ao outro em poucas horas. Em todo o país, são inúmeras as praias, geralmente, com fácil acesso entre elas, e as condições de ondas são as mais diversas. Por isso, a Costa Rica é um dos destinos de surf mais famosos do mundo. Mas as atrações do país vão muito além disso. A Costa Rica também é o país com o maior número de parques nacionais do mundo. Cerca de 25% de seu território é de área protegida. A natureza é exuberante e abundante. E o país ainda reserva outras surpresas, como florestas chuvosas, cavernas e também vulcões (há mais de uma dezena em todo o país). Traduzindo tudo isso em apenas duas palavras, a Costa Rica é: Pura Vida!

Playa Hermosa

Na verdade, existem duas praias chamadas Playa Hermosa na Costa Rica. Uma fica na região de Guanacaste, no extremo Noroeste do país, mais próxima da famosa Tamarindo. A outra Playa Hermosa – a que realmente é referida nesta história – fica na região de Puntarenas, a poucos quilômetros de Jacó e mais próxima da capital San José. A Playa Hermosa de Puntarenas é conhecida por receber, anualmente, o Campeonato Internacional de Surf da Quicksilver. É uma praia de areia clara e firme, bastante extensa e com mar geralmente agitado, com ondas que atraem surfistas de todo o mundo.

a maior biodiversidade por km2

Com pouco mais de 51 mil km2 (0,03% da superfície do planeta, apenas), a Costa Rica abriga, hoje, cerca de 5% de toda a biodiversidade do mundo. Assim, estima-se que a Costa Rica seja o país com maior quantidade de espécies por unidade de área, com 1,8 espécies por km2. E a natureza costarriquenha é realmente exuberante. Atualmente, cerca de 38% da superfície total do país encontra-se coberta por bosques e selvas e 25% do território encontra-se protegido. Isso é que é pura vida.

San José

É a capital costarriquenha e também a maior cidade do país, com mais de 300 mil habitantes. Como outras grandes capitais, há boa infraestrutura, com grandes hotéis, restaurantes, lanchonetes, além de shoppings, museus, feiras, casas noturnas, bem como os mais variados tipos de comércios e serviços. O trânsito e todo o desenvolvimento imobiliário podem desestimular o visitante à primeira vista, mas o astral pura vida dos costarriquenhos é o diferencial.

abolição de seu próprio exército

Após entrar em conflito com o Exército Nacional apoiado por guerrilhas comunistas, o então recém presidente, José Figueires Ferrer, dissolveu a força militar do país. Com isso, desde dezembro de 1948, a Costa Rica aboliu seu exército, o que tem permitido que o país viva em estabilidade política e desenvolva-se econômica e socialmente. Prova disso é que, durante o séc. XX, enquanto regimes ditatoriais se disseminaram pelo continente americano, a Costa Rica não passou por governos autoritários.

Jacó

Jacó é a praia mais próxima da capital costarriquenha (San José), conta com desenvolvimento imobiliário e tem cerca de 10.000 residentes. Além da praia com ondas propícias para o surf, Jacó tem excelentes trilhas, cachoeiras escondidas e uma ótima infraestrutura turística, incluindo bons restaurantes, grandes hotéis, bares, baladas e até cassinos.

A questão é que Jacó ficou mais conhecida por outro atrativo: as prostitutas. A prostituição é legalizada no local. E além disso, há diversas queixas sobre ladrões de carteira e vendedores de drogas. Mas não se trata exatamente de um clima barra-pesada nem de algo generalizado por toda a cidade. É possível, sim, encontrar bordéis no centrinho e é preciso ter bastante cuidado com bolsos e bolsas. Mas nada muito diferente do que acontece em grandes capitais.

tubing pelo Rio Celeste

O Río Celeste fica ao Norte da Costa Rica, na província de Alajuela, bem pertinho do Vulcão Tenório. Aliás, as águas do Río são de cor inacreditavelmente celeste (mesmo!) e isso ocorre justamente devido a substâncias liberadas pelo vulcão (gases sulfúricos misturados ao carbonato de cálcio).

Para apreciar toda essa beleza, a maioria dos turistas faz uma trilha (de leve a moderada) por dentro do Parque Nacional Volcán Tenorio – onde fica o rio – com paradas em mirantes diversos. Mas o passeio não permite a entrada na água.

Porém, no mesmo caminho do Parque (pouco antes da entrada), há um restaurante que oferece passeios de boia cross pelo Río Celeste – o que lá eles chamam de tubing. Uma experiência indescritível.

Saudação

Definir a expressão costarriquenha ‘Pura Vida’ é a intenção principal desta história. Afinal, pura vida é falado pelos costarriquenhos em diversos momentos, como comentário, para qualificar algo e, via de regra, como cumprimento ou saudação, ao chegar e ao sair.

A Estante de Viagens esclarece, porém, que os neologismos aqui adotados, criados a partir da expressão ‘pura vida’ (como puravidismo, puravidice, puravidestre, etc.) não são palavras comuns no local; apenas adotadas aqui como forma de ampliar a compreensão sobre o extenso significado que se dá a essa expressão popular típica do país.

desayuno tipicamente puravidaço

Sabe aquela história de que o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia? Os costarriquenhos levam isso a sério. O desayuno típico da Costa Rica inclui arroz com feijão (mistura que lá se chama gallo pinto), além de ovos, queijo e banana-da-terra. O prato ainda pode vir acompanhado de torradas, linguiça, suco de laranja e sem esquecer, é claro, de uma xícara de café. Pura Vida!

vulcões puravidíssimos

A Costa Rica tem todo seu território no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma zona de intensa atividade sísmica e vulcânica. Os vulcões costarriquenhos estão relacionados, especificamente, com o choque das placas tectônicas de Cocos e do Caribe. Assim, apesar da pequena extensão de seu território, há mais de uma dezena de vulcões em todo o país, sendo quase metade deles considerados como ativos. Nos últimos anos, por exemplo, o Arenal – o vulcão mais ativo da Costa Rica – manifestou atividades em 2010 e em 2012; e o vulcão Rincón de la Vieja teve pequenas erupções em 2016. O governo mantém observatórios das atividades vulcânicas, com fechamento preventivo dos parques em casos de riscos.

Leia também: Nadando na Cratera do Vulcão 

café puravidestre

A Costa Rica produz um dos melhores cafés do mundo. O país orgulha-se de investir apenas na produção de grãos de alta qualidade, sendo ganhador frequente de prêmios internacionais como o Xícara de Excelência. Além disso, cerca de 80% da produção de café costarriquenha é vendida em mercados finos. O café é um dos produtos agrícolas de maior importância na economia costarriquenha (junto à banana, ao abacaxi, ao cacau e ao açúcar), representando grande parte das exportações do país. Pra quem gosta da bebida, vale a pena provar.

Se gostou da história, comente: