pizza capa, literatura de viagem, estante de viagens

PIZZA

Da história à Itália, da Itália ao Brasil.

 

Antes, era o pão. Ainda no período Neolítico. O grão, a farinha, a água, os tijolos quentes, a massa. Os chineses. Há 6000 anos, os egípcios e o forno. O pão de Abraão. Babilônios, hebreus… a piscea. Os fenícios e a cobertura. A carne, a cebola… Os turcos e as Cruzadas. Finalmente, a Itália.

 

Egyptian fresh bread – Dina Said – Wikimedia(CC-BY-4.0)

 

Na Itália, as ervas, o azeite. Mas antes de tudo, a massa. Farina Caputo 00, fermento, água e sal. Paciência. A massa cresce. Fermentada, elástica, logo será fina. Aberta com as mãos. Fina. Redonda, tonda. Depois, o tomate, pelati, doce, maduro, pomodori, abundante, visível. Alho e orégano. Mozzarela. Pouca. Suave. Sem cobrir o tomate. Salami. Só algumas fatias. Pedra. Lenha. Pizza. Solo un sapore. Una a persona. O al taglio. Che cosa? Non parli italiano?

 

Pizza italiana – Cassi-pixabay

 

Tu Vuò Fa L’Americano. À América. Ao Brasil. Imigrantes. Cultura. Pizza. Massa. Farinha, mas Caputo já não há. Fermento, água e sal. E azeite, então. É rápido. A massa cresce. Grossa ou fina? Aberta com rolo. Depois, o tomate, o molho, um pouco, e a mussarela… ah! a mussarela. O queijo. Mais queijo. Escondido o molho? Mais queijo. E carne e cebola e calabresa. E mais queijo. E frango e milho e camarão. E mais queijo. E filé e estrogonofe e batata palha. E mais queijo. Um rodízio. Quer borda? Meia borda? Meia filé com cheddar, meia frango com catupiry®. Grande. Não, melhor, gigante.

 

Pizza de espinafre com queijo – PublicDomainPictures

 

 

Se gostou da história, confira as dicas de viagem da Estante, comente e compartilhe nas redes sociais. 

DICAS E COMENTÁRIOS DA ESTANTE:

 

Farina Caputo 00

Na Itália, as farinhas de trigo são classificadas pelo teor de glúten (no Brasil, a classificação é pela quantidade de casca misturada). A farina 00 é super-refinada, 100% natural e tem menos proteínas, o que torna a massa mais leve e aerada. Caputo é uma marca italiana de farinha, produzida desde 1924 e considerada uma das melhores do mundo.

Solo un sapore. Una a persona. O al taglio

Na Itália, o convencional é que a pizza seja aproximadamente do tamanho de um prato, tenha apenas um sabor e seja servida uma inteira por pessoa. A variedade al taglio (servida em fatias ou pedaços) também é encontrada em várias lojinhas pelas ruas italianas.

Tu Vuò Fa L’Americano

Referência à música Tu Vuò Fa L’Americano (Você finge ser americano), gravada pelo cantor italiano Renato Carosone nos anos 50. A música também foi interpretada no filme O Talentoso Ripley pelos dois atores principais.

Clipe original com legenda traduzida:
http://www.dailymotion.com/video/xfh55o_renato-carosone-tu-vuo-fa-l-americano-legendado_music/

Minha versão preferida:
https://www.youtube.com/watch?v=sJjuBH99k6ou

 

Se gostou da história, comente: